sábado, 15 de dezembro de 2007

Lucky Luke - O Fio que Canta

Luky Luke é um personagem de banda desenhada ou história em quadrinhos, de origem franco-belga. As primeiras estórias surgiram em 1946. Ambientada no Velho Oeste americano, Lucky Luke ficou conhecido como o cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra.
Depois de Tintin e de Asterix, Lucky Luke é o mais popular e o mais vendido entre o género na Europa. Facto curioso é o de que foram publicadas poucas aventuras deste herói em idioma inglês.
Parte parodia, parte tributo ao mítico Oeste Selvagem, os álbuns foram ilustrados pelo belga Morris aliás, Maurice de Bévère, em 1946 (1923-2001). O guião das primeiras edições da série é da autoria de René Goscinny (1926-1977), famoso criador de Asterix. Após a morte de Goscinny, vários se alternaram na tarefa de criar guiões para os novos álbuns.
Luky Luke enfrenta em todas as suas aventuras o crime e a injustiça, que em geral são representados pelos terríveis e broncos irmãos Dalton (em ordem crescente em altura e estupidez) Joe, Jack, William e Averell. Esses são primos dos primeiros Dalton que apareceram.
O cavalo de Lucky Luke é o famoso Jolly Jumper' “o mais esperto do mundo” que muitas vezes é acompanhado de Rantamplan “o cão mais estúpido do universo”.
Lucky Luke caracterizou-se por ter sempre ao canto da boca um cigarro, mas a partir de 1983 Morris decidiu substituir o mesmo por uma palha, o que lhe valeu o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em muitos álbuns, Lucky Luke encontra-se com heróis não fictícios do Velho Oeste como Jane Calamidade, Billy The Kid, Jesse James ou Roy Bean entre outros. Foi publicado em inúmeros idiomas.
Aqui mais uma de suas histórias de ouro, com o telégrafo...o fio que canta...(a história em está em arquivo pdf)
Link de Donwload: http://www.4shared.com/file/32105458/c0cd6383/Lucky_Luke_-_PT_-_O_Fio_que_canta.html

Nenhum comentário: